Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

quinta-feira, 25 de março de 2010

[Sky & Telescope] Astro-geeks e astroholics

Este artigo saiu na revista Sky & Telescope (uma das principais publicações de astronomia do mundo) do mês de abril de 2010. Achei muito bom e fiz uma tradução que compartilho com vocês logo abaixo.

(Sky & Telescope) Tenho certeza que a maioria dos leitores da Sky & Tellescope, como eu, amam a astronomia amadora e sentem prazer em compartilhar seu entusiasmo com outras pessoas. Em nosso entusiasmo para convertê-las, podemos falhar ao esclarecer as pessoas sobre as ciladas do nosso hobby. Especificamente, nós devemos isso aos potenciais “newbies” (novatos) para avisá-los do risco de se tornar um “astro-geek”. Aqui está minha lista Top 10 de modos de saber se você é um astro-geek:
10. Você não apenas sabe o que é um Schiefspiegler, como também sabe como soletrar isso.
9. O principal critério na hora de comprar um carro é se seu telescópio irá caber dentro.
8. Você possui mais do que um telescópio.
7. Sua idéia de um grande presente é um colimador laser com barlow.
6. Seu telescópio vale mais do que seu carro.
5. Você se preocupa apaixonadamente se Plutão é um planeta ou um planeta anão.
4. Seu relógio de pulso está regulado para o Tempo Universal.
3. Você substituiu as luzes interiores do seu carro por lâmpadas de luz vermelha.
2. Seus animais de estimação são batizados com os nomes de crateras lunares.
1. Você perguntou a sua namorada se ela gostaria de fazer um passeio pelo campo para ver estrelas... E você realmente olhou as estrelas.

Nós deveríamos alertar ao potencial “newbie” sobre os riscos de saúde do nosso hobby, e eu não estou falando da “febre por abertura”. É quase desnecessário dizer que a maioria dos astro-geeks são privados de sono. Esta pastosa complexão pode ser sintoma de um problema muito mais sério: anemia. Nestas noites quentes de verão, enquanto você estiver absorto na ocular, mosquitos podem estar sugando o seu sangue. Observadores de Minnesota deveriam estar particularmente alertas com relação a esse ponto.

Falando de Minnesota, hipotermia pode ser um problema real para aqueles que observam durante o inverno. Se você não se preocupa com a sua aparência, é possível se vestir com camadas suficientes para manter a temperatura do corpo. Então isto não será problema para você, mas pode ser uma séria conseqüência para o “newbie”. Depois há os riscos de ossos quebrados por cair de uma escada ou tropeçar em um tripé, assim como o risco de voltar com dores por carregar equipamento pesado. Vamos encarar isso; se tivéssemos força, coordenação e balanço, estaríamos praticando esportes.

Muitos de nós desenvolvemos “cobiça telescópica”. Certamente, para alguns, um telescópio é apenas um telescópio, mas outros secretamente almejam por um instrumento maior. Desafortunadamente, tanto quanto o tamanho do telescópio aumenta, o custo também aumenta, bem, astronomicamente. Sem tratamento, o astro-geek com cobiça telescópica pode se tornar um astroholic. O astroholic precisa de telescópios cada vez maiores e maiores, assim como céus mais e mais escuros para ter sua satisfação. O astroholic se torna cada vez mais irritável e depressivo quando o tempo ruim o mantém longe da ocular. Mas mesmo o astro-geek intermediário corre o risco de depressão. Aqueles que experimentaram nuvens na noite da grande tempestade de meteoros Leonídeos, ou logo antes da totalidade, sabem do que estou falando.

Se, depois de alertar o “newbie” sobre as ciladas da astronomia amadora, nosso aviso entrar por um ouvido e sair pelo outro, ainda podemos consolar nosso novo camarada com uma verdade inquestionável: astro-geeks fazem grandes amigos!

---

A despeito das ciladas descritas neste artigo, Mark Stephenson foi um ávido astrônomo amador por 50 anos, e continua ativo apesar de estar oficialmente cego desde a década passada. Ele ainda pode observar devido a uma visão periférica razoavelmente normal.

Um comentário: