Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mais depósitos de água na Lua

do Portal G1.

Foto: Nasa

Mapa da mina - Crateras onde a luz do Sol nunca bate funcionam como depósitos de água congelada (Foto: Nasa)


A Nasa, a agência espacial americana, encontrou mais evidências de depósitos de gelo perto do polo norte da Lua. A descoberta foi possível graças aos registros do Mini-SAR, radar superleve (menos de 10 kg) embarcado na sonda indiana Chandrayaan-1. Foram mapeados mais de 40 pequenas crateras com gelo de água. O diâmetro das crateras varia de 2 a 15 quilômetros. Estima-se que haja no mínimo 600 milhões de metros cúbicos de gelo.


“O quadro que está emergindo das diversas medições, e dos dados dos intrumentos das missões lunares, indica que a criação, migração, depósito e retenção de água estão ocorrendo na Lua”, afirmou Paul Spudis, principal cientista da equipe que controla o Mini-SAR, sediada em Houston, Texas.


A existência de água na lua sempre foi considerada pelos especialistas como condição fundamental para o estabelecimento de uma base lunar permanente. A ironia deste anúncio sobre a identificação de mais indícios sólidos sobre depósitos de gelo em crateras lunares é que ele é feito poucos dias depois de a gestão Barack Obama dar uma ducha de água gelada nos planos da Nasa de retomar voos tripulados para a Lua. O orçamento dos EUA proposto pelo presidente democrata engaveta o programa Constellation , concebido para viabilizar o retorno do homem à Lua.

Os achados do Mini-SAR serão publicados em detalhes no periódico científico “Geophysical Research Letters”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário