da Efe, em Pequim
A China pretende lançar em 2013 a nave Chang'e-3, seu terceiro módulo lunar e o primeiro aparelho do programa aeroespacial chinês que deve pousar na superfície da Lua.
A agência oficial Xinhua informou hoje que a Chang'e-3 --que leva o nome de uma deusa lendária chinesa-- fará uma alunissagem (pouso na Lua) controlada sem tripulação e liberará um veículo motorizado que percorrerá a superfície lunar.
O projetista-chefe do primeiro satélite lunar chinês, Ye Peijian, assegurou que a missão está fazendo "bons progressos" com o desenho de um protótipo que atualmente está em fase de desenvolvimento.
No entanto, antes do lançamento da Chang'e-3, a China ainda tem pela frente o envio de sua segunda sonda, a Chang'e-2, previsto para outubro deste ano.
Este satélite estudará as condições da Lua e fará fotos de alta resolução do local onde a China quer que sua missão seguinte pouse.
O programa espacial chinês se desenvolve principalmente em duas ramificações. Uma cuida de missões tripuladas para o estabelecimento de uma estação espacial permanente, e a outra, do estudo da Lua.
Esta última começou em outubro de 2007 com o lançamento da primeira sonda, a Chang'e-1, que fez um mapa tridimensional da Lua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário