Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

segunda-feira, 7 de junho de 2010

[Telegraph-UK] Titan: cientistas da NASA descobrem evidências de que vida alienígena possa existir na lua de Saturno

Evidência de que existe vida em Titan, uma das maiores luas de Saturno, parece ter sido revelada por cientistas da NASA.

Pesquisadores da agência espacial acreditam ter descoberto indícios fundamentais que parecem indicar que alienígenas primitivos poderiam estar vivendo em Titan.

Foram analizados dados da sonda Cassini da NASA sobre a química complexa da superfície de Titan, que os experts dizem ser a única lua em torno do planeta a possuir uma atmosfera densa.

Eles sugeriram que formas de vida podem estar respirando na atmosfera do corpo celeste e também alimentando-se com o “combustível” da superfície.

Astrônomos alegam que Titan é em geral frio demais para suportar água líquida em sua superfície.

A pesquisa está detalhada em dois estudos separados.

O primeiro artigo, no periódico Icarus, mostra que o gás hidrogênio que flui em abundância na atmosfera do corpo celeste desaparece na superfície. Isso sugeriu que formas de vida alienígenas poderiam estar realmente respirando este gás.

O segundo artigo, no Diário de Pesquisa Geofísica (Journal of Geophysical Research), concluiu que há uma carência de substâncias químicas na superfície do satélite.

Cientistas passaram então a acreditar que estes compostos químicos possivelmente foram consumidos pela vida. Os pesquisadores esperavam que a luz do sol interagindo com as substâncias químicas na atmosfera produzisse gás acetileno. Mas a sonda Cassini não detectou nenhum vestígio do gás.

Chris McKay, um astro-biólogo do Centro Ames de Pesquisa da NASA (NASA Ames Research Center), em Moffett Field, Califórnia, que liderou a pesquisa, disse: “Nós sugerimos o consumo de hidrogênio porque é o gás óbvio para a vida consumir em Titan, similar ao modo como nós consumimos oxigênio na Terra. Se estas evidências revelarem-se realmente como um sinal de vida, seria duplamente excitante porque (primeiro) isso representaria uma outra forma de vida e (segundo) uma forma de vida independente da vida baseada-em-água que existe na Terra*.

O Professor John Zarnecki, da Open University, acrescentou: “Nós acreditamos que a química necessária para a vida está lá. Ela apenas precisa de calor e fervor para dar “ignição” ao processo. Em quatro bilhões de anos, quando o Sol inchar na forma de uma gigante vermelha, Titan se tornará um paraíso."

Eles alertam, contudo, que pode haver outras explicações (não-biológicas) para as descobertas.

Mas analisados de forma conjunta, os dois artigos indicam duas importantes condições necessárias para a existência de vida baseada em metano*.

_______________
* Nota do tradutor: Não há água em estado líquido na superfície de Titan; existem, porém, lagos formados por metano líquido. Assim, se existir alguma forma de vida lá, ela precisa ser baseada no metano, diferentemente da vida existente na Terra, que é baseada em água.
_______________

Traduzido por Cristopher Hans Margraf.

Fonte: Andrew Hough – Titan: Nasa scientists discover evidence “that alien life exists on Saturn’s moon”. Telegraph UK, 05/06/2010. Disponível em:
http://www.telegraph.co.uk/science/space/7805069/Titan-Nasa-scientists-discover-evidence-that-alien-life-exists-on-Saturns-moon.html

3 comentários:

  1. Se as perspectivas estiverem corretas, estamos vivendo a maior descoberta científica da história!

    ResponderExcluir
  2. Realmente! Quando li a notícia fiquei louco aqui hahahaha... Acho que agora esse campo de pesquisa vai ficar mais amplo e em breve talvez tenhamos mais informações e quem sabe novas evidências. Nunca imaginei que realmente pudesse haver outro corpo celeste abrigando vida no nosso sistema solar além da Terra... É incrível!

    ResponderExcluir
  3. Metano.. se com água as coisas já são complicadas!

    ResponderExcluir