Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Vesta (4)

Constelação do Leão


Figura 2

No dia 16 de fevereiro do corrente ano, o asteróide Vesta (4) esteve localizado exatamente entre Algieba (Gama ou 41 Leo, de magnitude 2.6) e 40 Leo (de magnitude 4.7). Foi a oportunidade perfeita para observar o asteróide, já que ele está em oposição ao Sol, atingindo magnitude 6.1. Mas se você não conseguiu observá-lo, não se preocupe, ainda dá tempo. Até o dia 1 de março ele estará fácil de localizar.
A figura 1 mostra a disposição das estrelas e do asteróide vistos do hemisfério norte. Nós, que estamos no hemisfério sul, veremos como está na figura 2. Um binóculo 7X50 ou um pequeno telescópio (relfetor 90 mm / refrator 60 mm) será suficiente para contemplar o asteróide.

2 comentários:

  1. Excelente post! Ainda não pude observar o Vesta, e daqui de casa só posso observar quando ele passar exatamente acima do ponto cardeal Norte (que é onde fica meu pequeno pedaço de céu desimpedido pra esse lado do céu), e isso só vai acontecer lá por meia noite, e ainda por cima tendo que ficar a mercê desse tempo imprevisível de Ponta Grossa, então fica complicado... Mas sábado se o tempo estiver razoável vou arriscar ficar acordado até mais tarde pra observar o bichão!

    ResponderExcluir
  2. Caro Cristopher, eu consegui observá-lo no sábado, dia 20. Parecia uma pequena estrela, mas só do fato de você saber que é um asteróide, a observação torna-se muito mais emocionante.

    ResponderExcluir