Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Marte em Oposição

Na sexta-feira, dia 29, o planeta Marte alcançou a oposição ao Sol. Isso significa que a Terra está localizada entre os dois astros, Marte de um lado, e o Sol de outro, tomando a Terra como referência. Esse fenômeno acontece mensalmente com a Lua, quando entra na fase cheia, também denominada plenilúnio.

Para comprovar o fenômeno basta observar que quando o Sol imerge no oeste, Marte emerge no leste. Neste caso, sua superfície fica totalmente iluminada, aumentando seu brilho ou diminuindo sua magnitude. A posição angular de Marte em relação à Terra e ao Sol é de 365 graus.

Os rumores que cercam Marte desde a grande aproximação de 2003 ainda geram polêmicas. Mensagens afirmando que o planeta vermelho ficará no tamanho da Lua cheia são enviadas às pessoas anualmente, e este ano não será diferente. Em nossas observações públicas sempre nos perguntam da veracidade do fato, o que não possui nenhuma base científica. Acredito que Marte somou-se a lenda de Hercólobus, planeta que supostamente estaria se aproximando da Terra justamente no ano de 2003, e nos levaria a mais um fim apocalíptico.

O fenômeno de oposição acontece com a Lua e todos os planetas além da Terra. Isso equivale dizer que Mercúrio e Vênus nunca estarão em oposição, pois suas órbitas estão mais próximas do Sol, aquém da Terra.

Para localizar Marte no céu, basta olhar para o leste próximo de 21 horas. De cor alaranjada, o planeta destaca-se pelo brilho mais intenso do que qualquer estrela próxima. Olhá-lo com um binóculo torna o espetáculo melhor por sua proximidade com o aglomerado aberto M44 (Aglomerado do Presépio), na constelação de Câncer. Aproveite que a Lua estará por perto e dê uma sondada em sua superfície com crateras, planícies e planaltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário