Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dimitar Sasselov: Como nós encontramos centenas de planetas como a Terra

O astrônomo Dimitar Sasselov e seus colegas buscam por planetas como a Terra que possam, algum dia, nos ajudar a responder questões de séculos atrás sobre a origem e a existência de vida biológica lá fora (e na Terra). Quantos planetas já foram encontrados? Várias centenas.


Acessando o link abaixo você poderá assistir à palestra completa do cientista com legendas em Português. A palestra tem 18:31min e é altamente esclarecedora.

http://www.ted.com/talks/lang/por_br/dimitar_sasselov_how_we_found_hundreds_of_potential_earth_like_planets.html

Eu particularmente não imaginava que em tão pouco tempo de operação, o número de candidatos a planetas semelhantes à Terra descobertos pelo Telescópio Kepler chegasse a 700!!! É muita coisa... Isso corrobora a hipótese de que o Cosmo fervilha de vida.

Outro ponto muito interessante destacado na palestra são os avanços da biologia. Um experimento recente simulando condições da Terra primitiva e de prováveis planetas semelhantes a ela demonstrou que, sob estas condições, certas moléculas tendiam a formar agrupamentos, verdadeiras "bolhas"; as membranas celulares das primeiras células terrestres muito provavelmente surgiram destes agrupamentos.

O cientista termina mostrando que trabalhando nessas duas frentes (a biologia nos laboratórios e a busca por planetas semelhantes à Terra no espaço), ou como ele as chama, esses dois lados da ponte, esperamos que no futuro consigamos chegar ao meio dessa ponte, unificando estes conhecimentos para entender afinal o que é a vida, como ela surge e se realmente estamos sós no universo.

Poucos temas me fascinam tanto quanto pensar nos planetas que existem lá fora e nos prováveis seres que possam viver lá. Mal posso esperar por mais novidades sobre estas pesquisas!

Um comentário:

  1. Muito boa a palestra. Pensei comigo: será que já fomos descobertos por um telescópio espacial extraterrestre? Idéias a se pensar...

    ResponderExcluir