Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

domingo, 8 de agosto de 2010

Observação Aeroporto Sant'Ana 07/08/2010

Clique na imagem para aumentá-la.

A idéia de fazer uma observação no sábado partiu de forma despretensiosa, esperando, em realidade, uma negação de meu superior. Mas o fato foi que eu ateei o fogo da vontade de contemplar os astros em meus confrades, e tive que arcar com as consequências, que não poderiam ser melhores.

Chegamos no Aeroporto Sant'Anna com o Sol tocando o horizonte oeste, se escondendo para lá dos meandros do Tibagi, uma poncã gigante sendo oferecida aos amigos orientais que entravam no novo dia. Estudamos o terreno para que nada nos surpreendesse quando estivéssemos velados pela luz das estrelas (para saber mais sobre o episódio da cobra, clique aqui).

Felizmente, nada de surpreendente aconteceu, a não ser o aparecimento de um telescópio de 250 mm, SkyWatch, que nos deixou consideravelmente felizes. O Sr. Arnaldo, amigo do confrade Osvaldo (que possui muitos amigos com nomes semelhantes), o adquiriu há algumas semanas e nos brindou com excelentes imagens da Eta Carinae, Galáxia do Sombrero, M3, M8, M6, Mercúrio, Vênus, Saturno, Marte, Urano e um espetacular Júpiter, com excepcional visão das faixas que adornam o gigante gasoso.

Iniciamos o desmonte dos equipamentos influenciados pela aproximação da bruma que pairava sobre os charcos à nossa volta. Nossos binóculos ficaram inutilizados com a membrana aquosa da condensação, assim como as lunetas buscadoras. Relutantes, fomos vencidos pelo cansaço, frio, fome e, nesse dia especial, pela umidade. Mas, como tantas outras, essa foi mais uma observação memorável que a SPCA pode realizar.

Foto de Mauricio José Kaczmarech.



Nenhum comentário:

Postar um comentário