Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

terça-feira, 27 de julho de 2010

Planetas no céu ao anoitecer


Os planetas Mercúrio, Vênus, Marte e Saturno estão dominando o céu desde o início da noite.

*Mercúrio visível a oeste após o pôr do Sol em Leão, dia 6/08 atinge a máxima elongação leste 27º 44'.

*Vênus em Virgem, atinge a máxima elongação leste 46º dia 6/08.

*Marte em Virgem, estará em conjunção com Vênus (2º) dia 20/08.

*Saturno visível a oeste próximo ao pôr do Sol.

Cientistas encontram cratera de impacto através do Google Earth


Analisando imagens do Google Earth, cientistas egípcios e europeus descobriram uma cratera de impacto de meteorito na região sudoeste do Egito. Segundo os cientistas, ela foi formada por um meteorito ferroso que pesava mais de 5 toneladas, que, com o impacto, abriu um circulo de 45 metros de diâmetro por 16 de profundidade. Este impacto ocorreu 5.000 anos atrás.

Para ler o artigo original, clique aqui.

domingo, 18 de julho de 2010

Cavernas Lunares


A NASA divulgou esta semana a descoberta de cavernas na superfície lunar que, segundo alguns cálculos, podem chegar à centenas de metros de profundidade. Imagens colhidas pela sonda japonesa Kaguya e pela sonda americana Lunar Reconnaissance Orbiter, mostram algumas entradas para o mundo submerso da Lua. Os cientistas acreditam que essas cavernas foram dutos de lava que emergiram na superfície, depositando-se nas regiões planas - os mares. Com o tempo, as rochas sofreram processos de intemperismo físico e químico (água?), sendo transportadas por gravidade para regiões mais profundas, deixando essas "lacunas" à vista.


Abertura da caverna localizada nas Colinas Marius
[clique na imagem para aumentá-las]

Dutos de lava terrestre
Para mais informações, clique AQUI.

Site sobre o Hubble


O site http://www.spacetelescope.org/ é o mais rico centro de informações sobre o Telescópio Espacial Hubble (TEH) que existe em toda a internet. Além de fornecer informações sobre o projeto inicial e até as mais recentes atividades, possui uma infinidade de vídeos, animações, fotos, wallpapers e um trilhão de coisas a mais que quem se interessar deverá conferir com os próprios olhos.

Vale à pena conferir!

terça-feira, 13 de julho de 2010

Mancha Solar e a Terra

A imagem abaixo mostra as linhas magnéticas da mancha solar 1087 em comparação com a Terra. O universo é tão vasto que nos perdemos nos limites de sua escala. Aqui nos sentimos no microcosmos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Eclipse 11/07

Este domingo foi especial para os habitantes do Pacífico Sul. O eclipse total do sol foi aguardado por muitos, e deu um espetáculo imenso a todos os espectadores. Vejam abaixo duas fotos do fenômeno por Donald Gardner, diretamente do Atoll de Hao, Polinésia Francesa.




sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fotos 03/07/2010

Segue algumas fotografias tiradas na última observação na chácara do Sr. Aroldo Garbuio, em Ponta Grossa, Paraná.

Escorpião e Sagitário

Centro galático, em Sagitário
Centro galático, com menor exposição

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cometa 10P Tempel 2 à vista!


O ano de 2010, até o momento, não está muito bom para cometas brilhantes. Mas enquanto as exceções não aparecem podemos arriscar com o mais visível: o cometa 10P Tempel 2.

Sua magnitude agora está 8,2, o que não deixa de ser brilhante para um cometa. A proximidade com Júpiter o torna fácil de localizar, mas pode prejudicar a observação principalmente com binóculos.

Os observadores podem aproveitar para localizar Urano, que está localizado a oeste de Júpiter.

terça-feira, 6 de julho de 2010

Iniciando na Astronomia


Fui convidado para falar sobre Astronomia em uma turma de 1ª série do Ensino Fundamental para crianças de 05 e 06 anos no Colégio Marista que ao longo deste primeiro semestre estavam envolvidas em um projeto denominado "Crianças no Espaço" onde os alunos fizeram pesquisas em livros e internet sobre os mais variados temas astronômicos, elaborando depois vários cartazes que foram fixados no mural ao lado da sala de aula, cada aluno, segundo a professora ministrou também uma pequena palestra sobre o tema pesquisado em Astronomia, e para o encerramento do projeto nesta semana que antecede as férias de julho, estive a convite da professora Elisa para falar algo mais sobre esta cativante ciência. Levei o notebook onde mostrei os softwares "Stellarium e o Celestia," levei também uma pequena luneta e um binóculo, e no espaço de duas horas estivemos fazendo um "bate-papo" onde os alunos me encheram de perguntas, desde os buracos negros, planetas, meteoros, meteoritos, lua etc. foi uma experiência muito boa, pois nunca tinha falado de Astronomia com crianças nesta faixa etária, espero ter plantado uma semente e que esta germine, pois foi nessa idade que eu fui iluminado por alguém, despertando a Astronomia dentro de mim.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Relatório de Observação 03/Julho/2010

Copiado do site da SPCA: http://www.spca-astronomia.com.br/spca-observacao-socios.html


No sábado dia 3 de julho realizamos a melhor observação que já fizemos na chácara. Todos os membros da SPCA estavam presentes; o equipamento utilizado consistia em alguns binóculos, câmeras fotográficas e três telescópios: o 130 mm de Cristopher Margraf, o 150 mm de Adriano Smolarek e o 300 mm de Sergio Carbonar. O céu estava excelente, totalmente limpo, o que é raro em nossa região, e a temperatura estava agradável, considerando a época do ano.

A noite já seria especial só pela incrível quantidade de objetos do céu profundo observados. Dentre estes o destaque ficou com quatro galáxias que nós ainda não havíamos observado; eu (Cristopher) as identifiquei primeiramente usando o binóculo 10x50 e depois o Sergio as encontrou no 300 mm, onde pudemos observá-las com detalhes incríveis. Estas galáxias são M83 em Hydra e o tripleto de galáxias em Leão, formado por M65, M66 e NGC 3628. Também foram observados alguns objetos já "velhos conhecidos" nossos, como as galáxias Sombrero (M104) e Centaurus A (NGC 5128), o aglomerado Omega Centauri, Caixa de Jóias, etc. Também foi destaque a grande quantidade de objetos Messier identificados, dentre os principais: M4, M6, M7, M8, M10, M12, M13, M16, M17, M18, M20, M21, M24, M25, M57, além é claro das já citadas M65, M66 e M104 (Sombrero). Aliás, M57, a Nebulosa Planetária do Anel, merece destaque; nunca havíamos a observado antes, mas o Sergio a identificou com o 300 mm e através do instrumento foi possível discernir claramente o formato característico de anel dessa nebulosa, que lhe dá o nome.

Mas muito além destes objetos, o grande destaque da noite foram os meteoros. Mais de 30 esporádicos foram observados, sendo que três foram excepcionais. O primeiro, às 21:28h, foi gigante, um verdadeiro bólido, com um brilho azul esverdeado tão intenso que formou um clarão que iluminou o chão e as árvores. Estimamos sua magnitude em (no mínimo) -9.0, mas pode ter sido até mais intenso, pois foi muito mais brilhante que Vênus, riscando o céu de Leste a Norte, surgindo em Sagitário e terminando na região da constelação Sagitta. O bólido queimou por uns 4 ou 5 segundos antes de desaparecer.

O segundo meteoro de brilho excepcional surgiu mais ao norte, às 22:10h; foi menos brilhante (estimamos sua magnitude em -1.0 comparando com a estrela Vega), porém mais lento e brilhou por mais tempo (aproximadamente 6 ou 7 segundos) e percorreu uns 40 graus no céu. O último fenômeno excepcional foi às 22:34h, menos brilhante que os anteriores (magnitude estimada em +0.5), mas ainda assim lento e duradouro como o anterior, brilhando por cerca de 6 segundos. Este partiu do Norte para o Leste, surgindo em Lira e desaparecendo perto do Grou.

Foi realmente muita sorte termos observado aquele bólido às 21:28h, principalmente sabendo o quão é raro conseguir observar este tipo de fenômeno (mesmo os mais experientes do grupo jamais haviam visto um bólido como este). E considerando que na mesma noite vimos outros dois meteoros bastante brilhantes, foi realmente uma observação magnífica. Que venham mais observações como esta!

sábado, 3 de julho de 2010

Observação na Chácara

Hoje, finalmente, os membros da SPCA se reunirão no posto de observação privilegiado: a chácara do Sr. Aroldo Garbuio.

O nosso céu de inverno é privilegiado com tantos objetos do espaço profundo, que nós não sabemos nem por onde começar nossas buscas.

Amanhã traremos o relatório da observação.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Ophiuchus: O serpentário

Estava olhando o céu próximo ao zênite e me deparei com a constelação do Ophiuchus. Consultei o Cartas du Ciel e vi que existem vários objetos Messier no interior do polígono formado pelas estrelas, o que torna fácil a visualização e admiração de cada objeto, diferente de Sagitário que, pela proximidade dos objetos, dificulta a caracterização de cada um.

O Cartas du Ciel mostrou-me dois algomerados globulares de fácil localização: M 10 e M 12.

Que possamos aproveitar bem a noite sem nuvens!


Imagem mais detalhada da constelação
Localização geral da constelação