Sociedade Princesina de Ciências Astronômicas ®

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Relatório de Observação

Desde que adentramos ao novo ano, pela primeira vez consegui vislumbrar o firmamento sem nenhum obstáculo aparente. Iniciei quando o relógio marcava 20h15min. Por volta de 20h45min., vi um belo ponto dourado de magnitude -3 surgindo do Norte. Era a Estação Espacial Internacional. Acompanhei-a até o Sudeste quando seu brilho tornou-se prata e se intensificou. Em minha avaliação, acredito que nesse momento sua magnitude chegou a -5.
Chequei as informações no site Heavens-Above.
DateMagStartsMax. altitudeEnds
TimeAlt.Az.TimeAlt.Az.TimeAlt.Az.
29 Jan-2.606:03:1610SSW06:06:0756SE06:08:5710NE
29 Jan-3.420:47:5710NNW20:50:4664NE20:53:3710SE

Após esse belo encontro, mantive-me no lado Sul. A uns dez graus acima do horizonte, visualizei um belo aglomerado aberto. Não lembrava de tão belo aglomerado, com estrelas diamantinas multicoloridas sob o azul marinho do anoitecer. Para sanar esta dúvida, vali-me do programa Cartas du Ciel. Lá estava: Aglomerado Aberto IC 2602, mais conhecidas como Plêiades do Sul.


Júpiter já estava próximo ao horizonte Oeste e, mesmo assim, consegui observá-lo com meu binóculo Celestron, que se mostrou bem mais potente do que eu imaginava quando surgiu sob meus olhos as luas galileanas junto ao gigante gasoso.

Para uma região onde não se pode escolher datas para as observações, essa pode ser considerada um sucesso.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Observação Pública 01


A SPCA® convida a todos os interessados em Astronomia e ciências correlatas para a Primeira Observação Pública de 2010 em Ponta Grossa.

Se as condições atmosféricas permitirem, poderemos observar: Júpiter, aglomerados abertos Plêiades e Híades, Lua em fase Quarto-Crescente (melhor fase para observar as crateras e formações da superfície) e Nebulosa de Órion.

Data: 23/01/2010.

Local: Parque Ambiental Manoel Ribas (Ao lado do Terminal Central).

Horário: 19 horas.

Observação: SE HOUVER RISCO DE CHUVA MOMENTOS ANTES, ESTARÁ CANCELADA A OBSERVAÇÃO.


segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mais ESPAÇO na Folha.

Os aficcionados por Astronomia e Espaço contam com mais uma fonte de informações em língua portuguesa. O site do jornal Folha de São Paulo mantém há algum tempo o canal Espaço, com uma série de artigos interessantes sobre as descobertas e conquistas no campo das ciências espaciais. Vale conferir.

Labareda Solar

A mancha solar de número 1039 desencadeou uma Tsunami Solar ontem, segundo o site Space Weather. As imagens foram obtidas por uma sonda posicionada no lado oriental do Sol, onde os telescópios solares da Terra não conseguem observar. Veja a animação do flare abaixo.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Acervo de fotos da SPCA

Olá a todos. A partir de agora serão postados neste blog as novidades com relação a nossa Sociedade, os registros e resultados das nossas observações, bem como textos de divulgação astronômica de autoria dos sócios.

Para estrear, vou registrar aqui o endereço do nosso álbum virtual no Flickr:
http://www.flickr.com/photos/spca_pg

Neste endereço será possível conferir as fotos de todas as observações e eventos da SPCA. No momento ainda está em construção, mas com o tempo serão adicionadas mais fotos. Todas as imagens das observações futuras também estarão disponíveis lá.

Esperamos que em 2010 o clima nos ajude, porque infelizmente em 2009 muitas atividades de observação não puderam ser realizadas devido ao mau tempo. Logo serão realizadas novas observações públicas, então aguardem as novidades!

Céus limpos a todos!

Cristopher Hans Margraf